top of page
Cópia de Banner para site Feira do Livro 2024 (2).png
Cópia de Banner para site Feira do Livro 2024 (6).png
7.png

A Feira do Livro, da Escola João Gomes de Sá, é um projeto tradicional, cujo principal objetivo é incentivar a leitura em toda a comunidade escolar. Desde sua primeira edição, a cada ano é trabalhado um assunto relacionado a cultura brasileira. Neste ano de 2024, a XXII edição apresenta o tema “Histórias e Memórias de Itacaré”, fomentando o resgate de histórias do passado, dos lugares e dos personagens tão importantes na construção da cultura local.

Itacaré é uma cidade turística, situada no Litoral Sul da Bahia, que recebe milhares de visitantes do mundo inteiro durante todo o ano. A população local mantém viva diversas tradições culturais e religiosas, transmitidas de geração em geração.

 

Nesta página, apresentamos os vídeos das entrevistas realizadas pelos nossos professores e estudantes, com pessoas de Itacaré, refletindo sobre o passado e o presente.

Convidamos você para mergulhar nas histórias e conhecer algumas características, curiosidades e peculiaridades e desejamos que todos se encantem junto conosco na experiência de descobrirmos mais um pedacinho da nossa gigantesca cultura brasileira.

G2/G3 - Memórias afetivas

Professora responsável: Paloma Ramos e auxiliar Rebecka Soledade

Os alunos do  G2 e G 3  trabalharam  com “ Memórias  Afetivas”, resgatando das famílias, através  de relatos, fotografias e desenhos, momentos positivos em lugares de Itacaré, que deixaram boas lembranças familiares. Esse trabalho de resgate proporcionou aos estudantes relembrarem situações cotidianas que fazem parte da memória infantil e ficarão guardadas na memória de cada um por toda a vida.

G4 - Lugares que moram na gente

Professora responsável: Adriana Bastos

Os alunos do G4 ficaram com o subtema "Lugares que moram em mim". Através de pesquisa enviada para casa, com a ajuda dos pais que enviaram relatos que foram socializados entre os estudantes em sala de aula. Os alunos complementaram com suas próprias lembranças, resultando na confecção de um livro dos lugares de Itacaré que ficaram guardados em seus corações e memórias.

G5- Vestígios do passado (Arquitetura)

Professora responsável: Ana Cláudia Viana

Os alunos do G5, com o sub tema “Vestígios do Passado”, puderam revisitar alguns lugares da nossa cidade, como a Praça São Miguel e a Praça do Canhão, que ainda guardam lembranças do passado. Após as visitas a esses lugares históricos e terem contato com fotografias antigas, os estudantes construíram um portfólio com uma abordagem do antes e do agora desses lugares, acrescentando suas próprias memórias nesses espaços coletivos.

1º Ano - Tião e o Samba Duro

Nossa turminha do 1º ano convidou uma das lideranças do Quilombo do Porto de Trás, que ajuda a preservar e a manter viva a cultura popular do Samba Duro de Samba de Roda. O nome dele é Sebastião, mais conhecido como Tião. 

Além de ensinar sobre o Samba Duro e Samba de Roda, o mestre Tião também desenvolve um projeto de Futebol de areia, na Orla de Itacaré, ensinando crianças e adolescentes a arte de jogar.

Ele também é um dos responsável por manter viva a tradição do Bicho Caçador, no Quilombo Porto de Trás,  em Itacaré. 

 

A turminha se divertiu muito e contribuiu com perguntas sobre a história de vida do músico. 

2º Ano - Sr. Nengo e O Bicho Caçador

A turminha do 2º ano, convidou uma liderança feminina do Quilombo Urbano Porto de Trás, Cláudia Conceição, para falar sobre “O Bicho Caçador”. 

Nas palavras da nossa convidada: “O Bicho caçador é uma manifestação popular que mantém viva a tradição, identidade e a valorização do Quilombo do Porto de trás.  Essa manifestação é uma dança, uma luta, um ataque e encontro de ancestrais.”

A entrevista faz parte dos trabalhos para a nossa XXIII Feira do Livro, que apresentará o tema “Histórias e Memórias de Itacaré”. 

Houve significativa interação, as crianças tiraram as dúvidas e anotaram muitas curiosidades! 

3 º Ano - Volta da Jibóia e Samba da Leoa

A turma do 3º ano, recebeu os artistas  Alessandra Oliveira, Elison Fagundes( Kacique) e Rejane Sueli Pereira, para contarem a história do Quilombo Urbano do Marimbondo, desde o seu surgimento até os dias atuais e principalmente, sobre as manifestações culturais e religiosas do bairro.

O grupo apresentou para os estudantes, duas manifestações culturais de Itacaré: A volta da Jibóia e o Samba da Leoa. 

As crianças amaram e se divertiram muito com as tradicionaisl. Foi incrível! 

A entrevista contou com a orientação da professora Ozanita.

4 º Ano - Tradição Oral - Ruas de Memórias

Entrevista com Dona Bela sobre a Praça São Miguel

A turma do 4° ano entrevistou a senhora Isabel Gomes dos Reis, popularmente conhecida como Dona Bela, 

A Dona Bela compartilhou com os educandos, suas lembranças acerca da praça São Miguel. Foi um encontro muito proveitoso.

O trabalho da turma foi orientado pela professora Ariele Maria dos Reis, e consiste em contar a história de Itacaré através de entrevistas e relatos de moradores, sobre a historicidade das ruas e das praças.

Confira abaixo as duas partes da entrevista com Dona Bela.

Entrevista com Luizão sobre a Praça 2 de Julho, conhecida como Praça do Canhão

A turma do 4° ano entrevistou o senhor Luiz Carvalho Quadros, popularmente conhecida como Luizão.

O convidado compartilhou suas lembranças e a histórias do surgimento da Praça Dois de Julho, conhecida como Praça do Canhão.

Foi um encontro muito proveitoso.

 

O trabalho da turma foi orientado pela professora Ariele Maria dos Reis, e consiste em contar a história de Itacaré através de entrevistas e relatos de moradores, sobre a historicidade das ruas e das praças.

Entrevista com Ubirajara sobre a Rua Sete Cascos, atualmente Pituba

A turma do 4° ano entrevistou o senhor Ubirajara Ferreira Silva, sobre suas lembranças e histórias do surgimento da Rua da Pituba, antiga Rua Sete Cascos Foi um encontro muito proveitoso.

 

O trabalho da turma, consiste em contar a história de Itacaré através de entrevistas e relatos de moradores, sobre a historicidade das ruas e das praças, sob a orientação da professora Ariele dos Reis

5º Ano - Quem conta um conto aumenta um ponto

A professora Ametista Reis desenvolveu o trabalho intitulado "Quem conta um conto aumenta um ponto", com a turma do 5º ano. O  principal objetivo foi desenvolver atividades que possibilitassem momentos de interação entre as crianças e as histórias e memórias de nossa cidade para estimular a oralidade, a criatividade, a imaginação, a percepção visual e auditiva, além de desenvolver a capacidade de contar e recontar histórias e despertar nas crianças o gosto pela leitura e escrita.

Confira abaixo a entrevista e os relatos de moradores da nossa cidade.

Entrevista com as professoras Adilma, Aedil e Amelice

Entrevista com professora Amelice Sá

Entrevista com professora Lavina Neta

Entrevista com a professora Elenilza Brandão

Nossos talentos

Turma do 6º e 7º ano - Entrevista com o poeta Rogério Medrado

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Joelma Rodrigues

As turmas do 6º e 7º ano entrevistaram o escritor, filósofo e poeta, Rogério Medrado.   

No encontro, o autor contou um pouco sobre sua vida, desde a infância até a sua fase como escritor,  sobre o seu processo criativo de produzir livros e poemas. 

O professor respondeus a variadas perguntas dos alunos que se encantaram e se emocionaram com a presença de Rogério. Declamou alguns de seus poemas. Sua presença também foi marcada por algumas curiosidades sobre suas obras. 

 Entrevista com o  Profº. Dr. Rafael Barros

O professor e autor Rafael dos Santos Barros. bateu um papo com as turmas sobre o seu livro “Protagonismo indígena: arranjos e conflitos nas sesmarias dos jesuítas”. O professor deu uma aula sobre os processos históricos e os estudantes participaram com muitas perguntas e colocações, sob a orientação da professora Clícia Manuela Gallo.

 Entrevista com o  Profº. Dr. Fernando Oliveira

As turmas do 7º, 8º e 9º ano, entrevistaram o professor Fernando Oliveira, autor do livro "A mídia e a ordem sancionada".

O professor falou sobre a influência das mídias sociais nas nossas vidas em um contexto capitalista e, sobretudo, da importância de desenvolvermos um senso crítico diante de tantas informações recebidas.

Os trabalhos das turmas foram orientados pelo professor Goldemberg do Rosário

 Entrevista com Mestre Griô Jorge Rasta

O Mestre Griô Jorge Rasta, coordenador da Associação de Afro Desenvolvimento Casa do Boneco de Itacaré, esteve em nossa escola para falar com os nossos estudantes. 

O mestre contou um pouco sobre um importante projeto de Capoeira, desenvolvido por ele, que impactou e continua impactando a vida de inúmeras crianças e jovens na cidade de Itacaré. 

Nosso convidado contou muitos fatos históricos e curiosidades sobre o que viveu desde que chegou em nossa cidade. 

Os estudantes ficaram muito empolgados com todas as informações e vão desenvolver seus trabalhos sob a supervisão do professor de Educação Física, Joedson Oliveira.
 

Turma do 8º Ano - Raízes hereditárias: Poemas da terra e dos povos indígenas

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Clícia Manuela Gallo


Apresentação: A Feira do Livro em Itacaré tem o objetivo de celebrar e preservar a herança cultural da região através do tema "Histórias e Memórias de Itacaré". Os poemas serão utilizados para retratar a história da capitania hereditária da Bahia, destacando a influência dos indígenas jesuítas e a evolução da cidade ao longo do tempo. Essa iniciativa visa homenagear e refletir sobre o passado e o presente da cidade, promovendo o amor pela literatura e pela história local, com inspiração na obra "Arranjos e Conflitos nas Sesmarias dos Jesuítas" do escritor Rafael dos Santos Barros.

9º Ano - Entrevista com autor Rosivaldo Sá

Nossos estudantes participaram de uma entrevista online com o escritor Rosivaldo Sá, sobre seu livro "Nossas Lembranças", centrado em Itacaré. 

Sob a orientação da professora Clícia Manuela Gallo, a turma do 9º ano, participou fazendo perguntas sobre a narrativa do livro, enriquecendo a discussão com suas curiosidades e reflexões. 

O professor Rosivaldo Sá, é Agrônomo e mestre em Extensão Rural formado pela UFV, e doutor em Sociologia pela UFPB.

bottom of page