A Feira do Livro, da Escola João Gomes de Sá, é um evento tradicional cujo principal objetivo é incentivar a leitura em toda a comunidade escolar. Desde sua primeira edição, no ano de 2002, a cada ano é trabalhado um assunto de abrangência nacional, relacionada a cultura brasileira. Neste ano de 2023, nós trabalhamos o tema “Encantos do Nordeste”.
A cultura nordestina, em suas mais variadas expressões, sempre serviu como berço de diversos artistas da cultura popular brasileira, desde a literatura, passando pela música, pelas artes plásticas, pela dança, pela culinária, dentre outras expressões. Toda essa diversidade inspira e enche de orgulho todo o povo brasileiro e está diretamente ligada ao sentimento de identidade regional.
E é justamente com esse sentimento de pertencimento, que a escola João Gomes de Sá, realiza a sua XXI Feira do Livro, com o tema Encantos do Nordeste. Promovendo e possibilitando que todos, desde a população local, até os visitantes, conheçam algumas características, curiosidades e peculiaridades sobre essa Cultura riquíssima.
Desejamos que todos se encantem junto conosco na experiência de descobrir mais um pedacinho da nossa gigantesca cultura brasileira.
A produção dos alunos do 7º ano, tem o objetivo de apresentar pesquisa sobre Lampião, o Virgulino Ferreira da Silva, personagem importante e maior líder na história do Cangaço brasileiro. A pesquisa será publicada na revista produzida para a 11ª edição da Feira do Livro "Encantos do Nordeste". O trabalho foi conduzido pelas professoras de Língua Portuguesa Joelma Rodrigues e Língua Inglesa Bianca Magalhães. O objetivo ao produzir o vídeo em inglês legendado em Português, foi de caráter interdisciplinar para os alunos usarem suas habilidades na produção de materiais audiovisuais e ao mesmo tempo exercitarem comunicação na língua materna e segunda língua.
Quem foi Lampião?
Turma 7º ano
Professoras:
Bianca Magalhães
Joelma Rodrigues
Chamada Nordestina
A professora de Ciências do Ensino Fundamental anos Finais, Jaana da Paixão, propôs uma dinâmica diferente para o momento da chamada, os estudantes tinham que responder a com uma gíria, frase ou música nordestina. O resultado ficou muito divertido e cheio de surpresas. Confira abaixo: