top of page

Nossa História

WhatsApp%2520Image%25202020-06-18%2520at

Esta é a história de um sonho que se tornou realidade e que vem contando com a ajuda de muitas mãos ao longo dessa caminhada.

Edinair de sá Lemos

Você pode aproveitar esta seção fazendo a leitura corrida, seguindo o texto cronologicamente, ou pode clicar na barra ao lado e ir direto ao ponto desejado. Aprecie esta leitura, ela foi escrita com muito carinho! 

Linha do Tempo

1991   Fundação da Escola Rabisco

2002  Implantação do Ensino Fundamental - Anos Iniciais

2005    Implantação do Ensino Fundamental - Anos Finais - Troca do nome: De Rabisco para João Gomes de Sá

  2006   Convênio Sistema Positivo de Ensino

2019   Implantação do Ensino Médio

História pelas imagens

Fundação da Escola  Rabisco

Âncora 1

          A Escola João Gomes de Sá foi fundada em março de 1991 com o nome de Escola Rabisco, por Edinair de Sá Lemos. O objetivo era educar suas filhas Claudia e Simone, pois o seu primogênito Marcelo (in memorian), já havia passado pela experiência da Educação Infantil. 

          Recém-formada no curso de Magistério e repleta de ideias construtivistas, a professora Edinair deu início à primeira turma de Maternal, com seis crianças. Sua proposta pedagógica para a Educação infantil, estava alinhada aos seus aprendizados mais recentes e se pautava na interação e no brincar.

No início era uma sala simples e funcionava na área de serviço da casa em que eu morava com a minha família.  Nossas aulas se estendiam até a Praça São Miguel, onde fazíamos nossas aulas de movimento, pintura, desenho, apresentação de peças teatrais, rodas de histórias e brincadeiras variadas, em um ambiente muito tranqüilo, característica própria da cidade na época.

CCI05062020_0003_edited.jpg

          Nos anos seguintes, com a divulgação e a chegada de mais crianças, a escola foi ocupando outros cômodos da casa e agregando seus primeiros colaboradores.  Paralelo aos acontecimentos, a família muda-se para a casa própria.

2002  Implantação do Ensino Fundamental  -  Anos Iniciais

Âncora 2
CCI08062020_0026.jpg

Professora Joelma com a turma

CCI05062020_0024.jpg

Professora Edinair com a turma

          Em poucos anos foi necessário ampliar da Educação Infantil para Ensino Fundamental Anos Iniciais, pois a demanda havia crescido, novos profissionais haviam chegado e em 2002 a Escola Rabisco já era uma empresa. O tempo passou, as turmas aumentaram, muitas pessoas incentivaram, acreditaram e colaboraram com esse projeto e novas mudanças se fizeram necessárias: a construção do espaço escolar, a ampliação para Ensino Fundamental Anos Finais e a escolha de um novo nome, pois Rabisco já não atendia aos objetivos do novo público. 

Rabisco passa a se chamar João Gomes de Sá

Âncora 3
WhatsApp Image 2020-06-17 at 11.28.57.jp

Um dos meus incentivadores, o professor Gessé, disse-me que precisaríamos de um nome mais robusto, uma vez que a escola atenderia crianças, jovens e adolescentes. Foi nesse contexto que Walmir, meu companheiro e parceiro nesse projeto teve a ideia de homenagear o meu avô, o senhor João Gomes de Sá, devido ser ele o proprietário do terreno.

Edinair de Sá Lemos  e Walmir Cláudio Lemos

          Os terrenos da Rua 31 de Março, localizada no Centro da cidade, desde o Banco do Brasil até a unidade do Samu pertenciam a família e foram doados em grande parte, inclusive onde se instalou o Hospital Dr. José Cruz, hoje Fundação Hospitalar de Itacaré, cuja doação foi consolidada pelos pais e tios da Diretora. Atualmente, o espaço onde hoje se localiza a escola e a família reside, era um sítio. Por algum tempo, a escola ocupou a casa da família, enquanto sua sede não ficava pronta; e a família, ocupava a pequena casa dos pais de Edinair. Aos pouco, com o prédio ainda inacabado a escola foi ocupando seus espaços.

  Convênio Positivo

Âncora 4
Logo_SPE_horizontal_laranja.png

          Alinhado a todas essas mudanças também foi necessário buscar um material que atendesse ao Projeto Político Pedagógico da nossa escola. Após estudar algumas possibilidades, foi firmado um convênio com o Sistema Positivo de Ensino, que dentre outras coisas, está prevista uma parceria para a formação continuada dos professores, garantindo uma atualização constante das práticas educacionais. Além disso, esse convênio permite o acesso on Positivo On, uma plataforma virtual de aprendizagem que oferece um conjunto de recursos que potencializam o aprendizado e geram um maior engajamento do aluno, além de permitirem que os professores, pais e gestores possam gerenciar esse aprendizado. 

Em meio a todos os acontecimentos e mudanças de estrutura vimos nossos primeiros estudantes crescerem, graduarem-se e retornarem como colaboradores da escola. Atualmente, já recebemos os seus filhos, inclusive o meu neto Walmir Vitor. Esses pais, mães, avós, tios, ex-alunos e admiradores, são nossos principais incentivadores. 

WhatsApp Image 2020-06-17 at 20.27.59.jp

          O tempo passou e novos projetos foram surgindo, com eles novas mudanças. Para acompanhar o crescimento da escola, que se tornara uma empresa, e administrá-la , além do curso de Pedagogia, cursado na Universidade Estadual de Santa Cruz) , a professora Edinair retornou à sala de aula da Faculdade de Ilhéus, para uma especialização em Gestão de Pessoas. A esta altura, sentindo a necessidade de uma melhor visibilidade, organização e acomodação dos colaboradores, ela decidiu ceder a parte térrea da sua residência para alojar a parte administrativa da escola.

Ensino Médio

Âncora 5

          Em um sistema colaborativo de professores e com o apoio e credibilidade dos pais, nasceu em 2019 a primeira turma do Ensino Médio, da mesma forma que nasceu a primeira turma da Escola Rabisco:  com garra, vontade e uma proposta de educação 4.0,  conectada, compartilhada, inovadora  onde o estudante é o protagonista  à luz de uma recente Base Nacional Comum Curricular, fortalecendo assim o pensamento e a vontade de fazer educação.

           Atualmente, entre tantos desafios a Escola João Gomes de Sá está completando 29 anos de serviços educacionais, formando pessoas, contribuindo com a cultura da nossa terra e agradecendo por todos esses anos de convivência a serviço de todos.

WhatsApp Image 2020-06-17 at 14.56.27.jp

Como eu já disse, esta é a história de um sonho que se tornou realidade e que vem contando com a ajuda de muitas mãos ao longo dessa caminhada. Uns já se foram como meus pais, meu filho, meu tio, entre outros. E, os que continuam conosco, como meu marido, minhas filhas, meu neto, irmãos, sobrinhos, primos, ex-alunos ou aqueles que hoje estão em outras frentes de trabalho, mas que levaram um pouco da nossa história quando por aqui passaram.

Walmir, Simone, Cláudia e Edinair

bottom of page