.jpg)
A esperança equilibrista
sabe que o show de todo artista, tem que continuar!
O jardim lá de casa - G4 e G5
A pandemia nos obrigou a manter o distanciamento social, nos mantendo em casa, oportunidade para os alunos terem maior contato com a família e a natureza.
Diversas atividades foram realizadas para resignificar esse novo "normal", dentre elas o contato com as cores da natureza e o jardim de casa foi um dos locais de experimento.
Com a finalidade de enriquecer o olhar das crianças para o reconhecimento de cores e suas impressões, da beleza e da riqueza de detalhes contidas nas obras de Claude Monet, como a Ponte Japonesa e o lago de ninfeias, Giverny e Ninfeias, que retratam os jardins aquáticos e de Berthe Morisot, Caça as Borboletas, que retratam as beleza da natureza e o que poderíamos fazer nela.
Por fim com a proposta de representar um Jardim existente ou imaginário a partir de suas observações, representaram e descreveram cada um, seu próprio Jardim.
Professoras: Adriana Bastos - G4 e Jaana da Paixão - G5
O que vejo e ouço da janela da minha casa - 1º ano
Em tempos difíceis, como nos dias atuais, onde a reclusão dentro da própria casa, se tornou um ato de prevenção contra doença (Covid19), nada melhor do que aproximar a arte das crianças. Trazer a arte para dentro de casa, é uma ideia que contribui para o lazer da criança e com a formação da educação e cultura do futuro cidadão. A arte pode representar a forma com que as pessoas têm de enxergar o mundo. Com isso, o observar da janela a paisagem alí diária, parar para ouvir os sons que fazem parte do cotidiano, pode levar a criança a se expressar retratando a sua realidade. Portanto, no aspecto visual é através da pintura, do desenho, dentre outros, que se pode perceber o que sente e pensa uma artista.
Professora: Edinara Santos
Memórias afetivas da escola presencial - 2º ano
O ano de 2020 foi um ano atípico, no qual fomos obrigados a manter o isolamento social, nos obrigando a ficar distante de lugares e pessoas que amamos, por esse motivo a Feira de Arte desse ano será virtual.
Tendo como tema "A ESPERANÇA EQUILIBRISTA" e sub tema "Arte em Tempos de Pandemia", a turma do 2 ano ficou com o tópico "Cartografia Afetiva"_ Paisagens que revelam memórias antes da pandemia ( Escola Presencial) convidamos os alunos a realizar uma cartografia afetiva, (Desenhos) a revistarem lugares que proporcionaram alegrias, afeto antes da pandemia.
A proposta tem o intuito de potencializar afeto revisitar lugares, na memória, que estimulam o aluno a reviver momentos de encantamento que despertem bem estar.
A importância de uma coisa deve ser medida pelo encantamento que a coisa produz em nós. Revisitamos nossa escola e os alunos colocaram no papel suas lembranças afetivas.
Professora: Sidinei Andrade
Musicalizando na pandemia - 3º ano
Estamos vivendo um período de medos e incertezas e diante desse cenário percebe-se o crescimento de ansiedade e depressão. A música pode ser um ótimo meio terapêutico de auxiliar em mudanças comportamentais positivas nesse período. A neurociência explica que a música potencializa as funções neurais aumentando as sinapses formando novas conexões, diminuindo as tensões da pandemia.
A música sempre fez parte do nosso contexto e em tempos de isolamento social não poderia ser diferente ,em nossas aulas virtuais produzimos instrumentos musicais variados com materiais reciclados e o pandeiro foi um desses, instrumento musical conhecido por muitos como panderola ou tamborim, trazido ao Brasil pelos portugueses introduzido a nossa cultura, no samba, no choro ou no pagode.
Para apresentar o instrumento produzido escolhemos a música "Tá escrito" da banda Revelação, cantada e tocada pelos alunos e seus familiares, descreve a esperança e a fé que não pode faltar, em tempos difíceis como este que estamos vivendo. Por isso, "erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé..." , com a certeza de que sairemos mais fortes dessa pandemia.
Professora: Ana Paula Freire
Releitura da obra "Girassóis" de Van Gogh - 4º ano
O tema girassóis 3D tem relevância pois a simbologia da flor girassol, nos remete a luz e energia do Sol.
Inspirados na obra do artista Van Gogh, pós impressionista pintou vários quadros com girassóis.
Com os alunos a pintura em caixas de ovos, lhes darão familiaridade e prática junto as Artes visuais.
Professora: Juliana Amorim
Máscaras de Carmen Miranda - 5º ano
A produção de telas com pinturas em guache, tem como tema central a cantora e atriz Carmen Miranda, pois faz parte do currículo específico do EF anos iniciais.
Professora: Juliana Amorim
Castelos e Favelas - 6º ano
Castelos e favelas revelam duas temáticas que tornam o contexto de Pandemia ainda mais relevantes aos alunos do 6°ano. De um lado, castelos em homenagem ao Artista Ricardo Brennand e do outro a situação de união nas comunidades e favelas pelo Brasil.
Professora: Juliana Amorim
Mural Cubista - 7º e 8º ano
Desenvolver obras cubistas em homenagem ao Artista Daniel Azulay, também vítima fatal do corona vírus. Os alunos produziram murais com referência aos EPIs.
Professora: Juliana Amorim
Varal da Moda - Diy - 8º ano
O artesanato aborda a produção de diferentes culturas dos povos, bem como a moda influencia as pessoas através de suas culturas. A técnica abordada é a do Tai daí (amarrar e tingir) surgiu no Japão, utilizada também por africanos e indianos.
Os alunos desenvolveram suas criações, a partir de temas contemporâneos do nossa sociedade.
Professora: Juliana Amorim
Escola Presencial x Ensino Remoto - 9º ano
O tema escola presencial e ensino remoto tem total relevância na rotina estabelecida aos estudantes com a Pandemia, por isso o Rap foi o estilo musical escolhido, por ser a variação do Hip Hop, música rítmica com suas origens das comunidades afro-descendentes. Também com o uso de cards valorizando a Arte visual e digital, ou seja, várias linguagens artísticas, propondo maior criticidade e criatividade dos alunos.
Professora: Juliana Amorim
Sonhos da pandemia - 2º ano - Ensino Médio
Trabalhando artesanato, arte primitiva, arte naif DIY, os alunos do 2 ano do EM desenvolveram a obra "sonhos da pandemia" , pintura sobre prato, por estarem em casa por conta do isolamento social decorrente da covid-19, retratando todo esse momento, que estão impedidos de realizar os seus sonhos.
As máscaras, com adinkras africanos, para retratar o momento em que estamos passando, cuidados e prevenção, bem como ajudar a entender a formação cultural do povo brasileiro, com heranças africanas.
Abordando essas temáticas pretende-se fazer com que os alunos se vejam como apreciadores e produtores de sua cultura, já que a arte nasce em cada cidade, em cada região como expressão da tradição de um povo, em determinado tempo histórico.
Professora: Juscely Magalhães
_.jpg)